obituário

Morreu mestre de obras Nilo Menezes Braga

Fotos: Arquivo Pessoal


O mestre de obras Nilo Menezes Braga, 82 anos, nasceu e se criou em Santa Maria e é descrito pela família como alguém de personalidade forte. Ele e a esposa, Ieda Jardim Braga (falecida há seis meses), foram casados por quase seis décadas e construíram uma história baseada no companheirismo e na amizade. O casal teve dois filhos, Leila (falecida há 15 anos) e Everton Jardim Braga, 52. Braga também era avô de Nilo Bruno, 30, Leonardo, 28, e Lenise, 26, e tinha uma bisneta, a pequena Nicoli, 4, que adorava estar por perto do bisavô.

- Ela costumava levar os remédios para o pai, e tudo o que ele pedia, a Nicoli fazia. Os dois eram bem grudados. Eles também brincavam juntos e jogavam bola. Ela era um grande orgulho para o meu pai - conta o filho Everton.

Quando a filha do idoso faleceu, as crianças eram pequenas e acabaram sendo criadas pelo avô. Everton sempre morou com os pais para auxiliar nos cuidados deles e da família e também participou da criação da gurizada. Conforme o filho, mesmo que o idoso não tenha terminado os estudos, nunca deixou faltar nada para a família.

Quem sempre o ajudou no sustento da casa foi a esposa, que fazia costuras para fora e também cuidava muito dos filhos. Braga trabalhou até os 80 anos de vida, construindo prédios importantes para a cidade, tais como o do Banco Itaú, o Itaimbé Palace hotel, alguns edifícios da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e, também, o atual Altadomo Hotel, antigo Hotel Continental.

- O Nilo era um excelente funcionário, trabalhou comigo durante todo o tempo da construção do hotel. Era um ótimo líder, que comandava o dia a dia na obra e estava sempre ali, prestativo, e nunca faltou a nenhum dia de serviço. Quando fechamos 10 anos de história do hotel, em 2014, ele foi convidado, já que haveria uma homenagem especial a ele. Como ele não compareceu, eu fiz questão de levar a placa para entregar em mãos. Além disso, também iremos nomear uma sala aqui no hotel com o nome dele. Posso dizer com tranquilidade que o Nilo sempre foi muito correto e tinha um vasto conhecimento das obras - lembra o proprietário do hotel, Maurity Timm de Giacomo, 76 anos.

Por ter desenvolvido muito o conhecimento que tinha sobre a construção civil, Braga fez com as próprias mãos a casa da família no Bairro Itararé, há 50 anos. Generoso, ele compartilhava o conhecimento que tinha com quem quer que batesse à porta do mestre de obras.

O filho Everton também diz que o pai deixou a família assegurada financeiramente antes de partir. Para ele e os netos, Braga foi um exemplo de honestidade, de caráter e de alguém que batalha muito pela vida.

- O pai prezava a união da nossa família e nos tinha em primeiro lugar, mas também não deixava o trabalho de lado. Estava sempre batalhando por nós. A mãe também sempre lutou muito. Como era eu quem estava cuidando deles nesses anos todos, agora, estou tentando retomar a vida - diz o filho.

Muito conselheiro e carinhoso, Braga era uma referência para os irmãos Edu, 92 anos e Ceci, Zaida, Maria, Mário e Branca (já falecidos). Edu e Braga tinham por costume se visitar quase todos os dias e conversavam bastante.

- O tio era muito bondoso, o que ele tinha não era dele. Ele tinha prazer em servir aos outros e proteger a todos da família. Ele era um verdadeiro paizão para todos nós. Guardo, em meu coração, a pessoa generosa, que estava sempre querendo nos abraçar. Já, na minha memória, ficará o olhar dele, que me transmitia paz e proteção - diz a sobrinha Hosana Terezinha Fogaça Rossini, 59 anos.

Vaidoso, Braga não dispensava o perfume e barba feita, além de se vestir de maneira elegante sempre.

O idoso morreu em 3 de junho, e a família acredita que tenha partido em decorrência da perda da mulher. Ele foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério do Bairro Campestre, em Santa Maria.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO

Funerária Cauzzo

05/06
Elina Santos da Cruz, aos 81 anos, foi sepultada no Cemitério de Pau a Pique, em Santa Maria

10/06
Neiva Maria Seidel, aos 66 anos, foi sepultada no Cemitério Santo Inácio, em Toropi

11/06
Odila Galvan Gomes, aos 100 anos, foi sepultada no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria

12/06
Juracy Braida Kamport, aos 77 anos, foi sepultada no Cemitério de Campinas, em São Martinho da Serra

15/06
Lenir Maria Pozzobon, aos 71 anos, foi sepultada no Cemitério São Marcos, em Santa Maria

16/06
Marcos Rodrigues Machado, aos 42 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Arilon Paulo Moreira, aos 57 anos, foi sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, em Santa Maria

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu lavadeira Ceci Rodrigues de Moura Anterior

Morreu lavadeira Ceci Rodrigues de Moura

Morreu construtor civil Assis Abreu de Vargas Próximo

Morreu construtor civil Assis Abreu de Vargas